Expressa o facto no momento em que se fala. Pessoal e transmissível.
18
Set 12
publicado por José Maria Barcia, às 20:34link do post | comentar

 

 

Fui à manifestação do último sábado. Mais que uma mera manif, foi um protesto. Mais que isto, foi um desabafo. Em Lisboa, onde estive, as pessoas desabafaram. Pouco interessou o tema que levou mais de meio milhão de pessoas à rua - ''que se lixe a troika, queremos as nossas vidas de volta''. Aliás, este título é injusto, na medida em que os nossos credores acabam por ser os mais honestos neste panorama de pré-crise política e institucional.

 

O governo falho na aplicação das medidas de corte da despesa. Aquilo que hoje se considera austeridade, é para o governo uma conta tecnocrata entre défice, juros e impostos. Para este governo, tudo o resto tomou um lugar secundário. Acima disto, está uma opinião generalizada de que não há ministros bons. Começando, obviamente, por Miguel Relvas. O ministro da licenciatura por equivalência, pressões aos jornalistas e ligações demasiado debochadas a grupos de poder como a maçonaria, é o primeiro da lista de desagrados. Num país civilizado, isto seria intolerável. O estilo mafioso de agir de Relvas devia fazer escola em Sicília. Provavelmente, com equivalência.

 

Em segundo, os ministros do CDS: Paulo Portas, Assunção Cristas e até Pedro Mota Soares. Se o primeiro ainda não percebeu que um coligação implica jogo de equipa e não jogo de política, a segunda não sabe o que está a fazer. Creio que as suas motivações podem ser melhores - católica praticante e da escola da democracia-cristã - só tem um problema: não seria ministra para este tipo de governo. A agricultura continua um desastre e não é por rezar que chove mais ou há menos incêndios. Por ultimo, Pedro Mota Soares, eleito o melhor deputado na legislatura passada, embrulhou-se no código contributivo, fazendo aquilo que está à mostra: cada vez menos liberdade por cada vez existirem mais e mais altos impostos. Veja-se o caso dos recibos verdes, tão bem explicado por Alexandre Borges, no 31 da Armada.

 

De seguida, Vitor Gaspar. O ''ditador'' alcunha carinhosa dos colegas em Bruxelas, entrou na cena política como um perfeito desconhecido. A sua maneira de falar, aliada a parecer demasiado sério e até com um humor europeu simpático, transformaram-no no preferido de muita gente. É graças a ele que as duras medidas foram toleradas. Se Gaspar diz, então deve ser verdade, ouvia-se. Infelizmente (para ele), o estado de graça acabou. O ministro é o grande culpado da manifestação de 15 de Setembro.

 

Por último, Passos Coelho. Admito que no inicio achava que o homem ia ser diferente. A sua equipa de assessores prometia muito. Era o liberalismo com tomates que este país precisava. Era um governo que ia fazer muitos inimigos mas os inimigos certos. Eu estava errado. Porque eles também. Faltou estudo a este governo. Faltou, talvez coragem. De certeza que faltou vergonha na cara.

 

Em relação aos outros ministros nem vale a pena falar. De Álvaro a Aguiar-Branco, passando por Paula Teixeira Pinto, o conjunto de erros, incompetências e simples idiotices fala por eles.

 

Portanto, será justo admitir que este governo - tal como o anterior - tem os dias contados. Já chega. A solução apresentada não é do agrado dos portugueses. E a razão da manifestação, protesto ou desabafo de Sábado passado é essa mesma. O que estão a fazer está mal. Prova disso, mais que o número de gente envolvida, foi o tom. O tom, desta vez, foi agressivo. Quando 500 mil pessoas gritam o hino do país com raiva, alguma coisa está mesmo muito mal. Talvez seja hora de ter cuidado com os próximos passos, Passos.

 

O povo perdeu a paciência mas ainda não perdeu a calma. Ainda.


Contacto
indicativoblog@gmail.com
Posts mais comentados
59 comentários
3 comentários
3 comentários
3 comentários
1 comentário
comentários recentes
!!!!!!!! que texto!
Acabo de caer de casualidad ( nunca creeré ...
sim Prémio Nobel da Paz, os gajos deviam era receb...
Incrivel como é logo assumido que sou do sexo masc...
Deita essa porcaria para o lixo, pois já não serve...
Pois é Duarte! Mas estes tipos só vêem bola e nove...
Estou 100% de acordo contigo Filipa! Contra estrat...
Boa! Gostei dessa
Se um dia eu chegar ao Governo de Portugal, tu e o...
Isto devia ir até ao Tribunal Penal Internacional!
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog